Vulcanização Subaquática

Na semana de 13 a 17 de fevereiro de 2012, no período que antecede o carnaval, a Propulservice Underwater realizou uma intervenção subaquática para reparar o selos da caixa de Simplex, da embarcação Highland Piper. O local foi no estaleiro Wilson Sons em Niterói-RJ.

Este mesmo serviço havia sido realizado pela Propulservice a um ano atrás na embarcação AssoVinteSette, em Fortaleza-CE. A diferença deste atual, foi o tempo de conclusão, que durou aproximadamente apenas 4 (quatro) dias. Esta agilidade e eficiência da empresa, se deve ao fato do enorme esforço em investimentos e treinamentos de seus funcionários, além da competência dos mesmos.

Para realizar o trabalho foi preciso criar um ambiente seco em volta da caixa de selos do eixo principal de boreste, o qual apresentava vasamento. A embarcação esteve atracada e flutuando, e o trabalho todo foi feito dentro d’agua. Isto é muito importante salientar, pois a embarcação não precisou ter despesas, nem esperar por uma docagem em dique seco ou flutuante.

O trabalho começou com a limpeza do local e em volta do mesmo, raspando manualmente toda incrustação. Após a limpeza, foi retirado o guarda cabo com oxicorte subaquático, pois o mesmo se encontrava soldado ao tubo telescópico.

Segue então a preparação e montagem do cofferdam flexível, que é preso na região da caixa de selos. A montagem do cofferdam é finalizada dentro d’água, seguido do seu teste de estanqueidade. Com inserção contínua de ar no cofferdam, o mergulhador tem acesso ao local de trabalho por baixo estrutura montada do cofferdam. O cofferdam é fabricado com um material sintético flexível e resistente, capaz de suportar a pressão do ar que é aprisionado, como um balão inflado dentro d’água. Este ar aprisionado, mas que constantemente é renovado, possibilita o trabalho de vulcanização mesmo com o propulsor principal submerso.

Após a retirada de todo o óleo do sistema, a caixa de selos é desmontada, os selos velhos são retirados e substituídos pelos novos. Quando os novos selos são colocados, é feita a vulcanização com aparelho específico capaz de colar o selo com eficiência. Depois de todos os selos serem vulcanizados, a caixa de selos é montada, o sistema é completo com óleo e a estanqueidade do selo é inspecionada. Após o sucesso do trabalho, o cofferdam é retirado e o guarda cabo é soldado, feito tudo submerso através de nossos mergulhadores. Para realizar esta faina foi necessário 4 dias de trabalho.

Mesmo após o reparo, graças ao conhecimentos de nossos mergulhadores, foi percebido a tempo um vazamento por uma das pás do hélice da embarcação Highlander Piper. Neste segundo reparo, feito no dia seguinte, foi necessário trocar a vedação e usinar a face da pá, mesmo com a embarcação fundeada, precisando somente trimar a embarcação negativamente.

Novamente a empresa se superou, dando ao seu cliente agilidade na execução do trabalho, mas principalmente garantindo a qualidade devido a competência de sua equipe. Segue abaixo fotos do trabalho realizado:

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.